sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Machismo e Conservadorismo




              Semana passada houve um acontecimento no nosso país que deixa bem claro como nós mulheres ainda somos vistas na sociedade, como esta é uma sociedade conservadora, machista e descriminadora.
Uma aluna de Direito da Unibam foi violentamente achavacada, humilhada pelos alunos desta instituição simplesmente por estar usando uma saia que eles consideraram "curta e indecente demais". è inadimissível que atos como esses ainda sejam tolerados em espaços onde deveria prevalecer a tolerância á diversidade de cor, sexo, personalidade, pensamento, que é a universidade.
Muito menos tolerável ainda é a atitude da universidade de expulsar a aluna pelo acontecido.
Tudo isso mostra que esta sociedade em que vivemos continua oprimindo as mulheres, continuam achando que são donas de nossos corpos.
             NÃO!!!!!!!!!!!!
Nosso corpo nos pertence e temos o direito de fazer com ele o que bem quisermos. Temos o direito de vestirmos roupa que bem quisermos (excessóes).
Temos que repudiar essas atitude. E quanto a isso, a CUT foi muito feliz ao publicar a nota abaixo:

"Nota da Central Única dos Trabalhadores sobre os acontecimentos na UNIBAN
A Central Única dos Trabalhadores vem a público manifestar seu total repúdio à violência sexista contra a estudante Geisy Arruda, de 20 anos, que foi ameaçada e agredida verbalmente dentro da Universidade Bandeirante (UNIBAN), no último dia 22. Não bastasse esse lamentável episódio, a UNIBAN decidiu expulsar a estudante de seu quadro acadêmico.
Criminalizar uma mulher pela violência ocorrida contra ela própria é inaceitável e contribui para banalizar e justificar os elevados índices de crimes contra as mulheres que ocorrem em todo nosso país.

A Universidade deve ser um espaço que possa contribuir para formação da cidadania, para o convívio com o diferente, para o aprendizado do respeito às diferenças. O ocorrido dentro da UNIBAN e a medida tomada por esta universidade vão exatamente no sentido oposto. São atos que vão contra a democracia, de extrema intolerância e de desrespeito à autonomia das mulheres sobre seus corpos.
A CUT tem entre seus princípios a luta por uma sociedade livre de qualquer tipo de exploração e preconceitos, uma sociedade na qual homens e mulheres possam viver livremente. Os acontecimentos na UNIBAN evidenciam o quanto esta luta se faz atual e necessária. Não nos calaremos diante de manifestações de violência sexista – Violência Contra as Mulheres, Tolerância Nenhuma!

Assim temos que nos conscientizar sobre qual papel no sé dado na sociedade e não nos deixarmos oprimir.
Mulheres livres é o que queremos.

Um comentário:

  1. Lili, vim conhecer o ateui blog e estou te seguindo.
    Concordo com a luta das tuas causas. São justas.
    bom findi
    bjs

    ResponderExcluir

[b]Fala aí...

Template by:
Free Blog Templates